segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Petiscos de Natal



Para fazer o presentinho de ricota, você vai precisar de:
Meia ricota;
50ml de água quente;
1 col. de sopa de pó para sopa creme de cebola;
3 col. de sopa de talos de cebolinha picados em rodelinhas finas;
Sal, azeite e pimenta a gosto.
Cebolinha, salsinha e tomate cereja para decorar.



Gente, pra fazer esse presentinho não tem segredo: mistura tudo e fica amassando com um garfo até a ricota desmanchar e virar uma massinha esfarelenta… Fez isso a mistura tá pronta. Daí você pega um pote, tapauér ou manteigueira e unta ela com um plástico filme. Isso é muito importante, porque sem o plástico por dentro do pote você não vai conseguir desenformar, vai quebrar tudo porque ricota é feita de farelos, não esqueça. Feito isso, basta colocar a mistura que você fez anteriormente, apertar bastante pra ficar bem compactado e sem furinhos e levar ao freezer por 1 hora. Quando ela estiver bem firme e quase congelando você tira e decora bem bonitinho, do jeito que você achar mais legal e que for combinar melhor com a sua mesa.



Se a galera não curtir cebola por aí, nós também fizemos outra opção:
Meia ricota;
1col. de sopa de “ervas finas” desidratadas;
4 col. de sopa de azeite;
Sal e pimenta a gosto.

Eu não sou muito apegada a queijos magros, então quando faço aperitivos de ricota prefiro servir com torradinhas temperadas, mas isso é opcional: acompanha bem biscoitinhos, pães, torradas e até carpaccio. Agora, se ricota não cai muito bem por aí, mas você também quer dicas do que servir, se joga em bandejas de frios (bandejas mesmo, porque tábuas são feias aloca) com uma decoração diferente e uma apresentação mais caprichada. As nossas do ensaio foram de provolone com salame e rolou até um laço de salsinha pra convencer os convidados de que é Natal, dingle bell,papai noel, menino Jesus etc.



Você também pode servir palitinho caprese, é muito fácil de fazer: corta o tomate cereja no meio, espeta metade num palito, coloca um quadradinho de queijo e espeta a outra metade junto com uma filha de manjericão pra arrematar. Todo mundo adora e coma horrores, mas tira uma hora só pra isso porque é meio meticuloso e chato de fazer… Mas vale a pena, porque é Natal e a sua família merece.



Mas se você tá com muita preguiça de tudo isso e ainda assim precisa servir alguma coisa salgada, compra um queijo brie, cobre ele de mel ou de geléia de pimenta e enche de biscoitos crocantes em volta… Fácil, todo mundo come, é uma delicia e é meio elegante. Mas daí a decoração fica por sua conta, porque esse a gente comeu de aperitivo e não era ensaio de nada, hahahaha. Eu acho que rola circular ele com ramos de alecrim e jogar pimenta rosa em grãos no alecrim… Fica parecendo azevinho, que é a cara do Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário